Quem tem direito ao pis 2020?

É fundamental entender todas as informações sobre quem tem direito ao PIS 2020 para não acabar criando uma expectativa equivocada. E é bem comum que muitas pessoas, todos os anos, apresentem dúvidas sobre este assunto.

Para saber realmente quem tem direito ao benefício, é importante destacar que esse valor é destinado às pessoas que comprovadamente receberam, em média, até no máximo dois salários mínimos por mês, além de outros requisitos determinados pelo governo.

Caso decida ficar conosco nas próximas linhas, verá muitas informações a respeito do PIS 2020 e, sobretudo, quem tem direito ao benefício. Não deixe de conferir!

 

Quem Tem Direito PIS

Como já é sabido, o PIS-PASEP é resultante da unificação dos fundos constituídos com recursos do Programa de Integração Social – PIS e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público – PASEP.

PIS

É preciso saber que as contas do PIS que são vinculadas aos trabalhadores da iniciativa privada são totalmente administradas por parte da Caixa Econômica Federal.  Isso que dizer que você obter informações diretamente nas agências da própria Caixa ou, se preferir mais comodidade para sua rotina, acessar o site do banco em www.caixa.gov.br/cotaspis e aí é só consultar o PIS! Mas antes de consultar o benefício, é necessário saber se você tem direito. Abaixo, separamos todos os requisitos estabelecidos pelo Governo Federal. Veja!

Para ter direito, o trabalhador precisa:

  • Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
  • Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Vale citar que o Abono Salarial passou a ter valor proporcional ao tempo de serviço do trabalhador no ano-base em questão. O cálculo do valor do benefício corresponde ao número de meses trabalhados no ano-base multiplicado por 1/12 do valor do salário mínimo vigente na data do pagamento.

Saque PIS

Abaixo, preparamos uma orientação detalhada, de acordo com o site da Caixa, de como sacar o Abono Salarial 2020. Confira!

  • Observe o calendário de pagamento: Consulte o calendário de pagamento do Abono Salarial e dos Rendimentos do PIS e verifique a data de recebimento pois ela varia de acordo com o mês do seu aniversário.

  • Separe a documentação necessária: Você deve apresentar um documento oficial de identificação com foto.

PIS 2020


  • Saque: Quem possui o Cartão Cidadão pode efetuar o saque nos caixa eletrônicos da Caixa, Correspondentes Caixa Aqui e Lotéricas; Quem não possui o cartão, deve procurar uma agência da Caixa e apresentar um documento oficial de identificação. Na ocasião, o trabalhador pode aproveitar para solicitar o Cartão Cidadão e cadastrar sua senha; Quem possuir conta individual na CAIXA pode ter o benefício depositado diretamente na conta, caso haja saldo acima de R$1,00 e movimentação.

Além do site da Caixa, é possível, também, se informar sobre o PIS através do Aplicativo Caixa Trabalhador. No App, você se informa sobre o PIS, o Abono Salarial e o seguro-desemprego, confere o calendário de pagamentos, consulta as parcelas liberadas e ainda tira dúvidas. E tudo isso com apenas alguns cliques.

Calendário PIS

O calendário do PIS 2020 é dividido por duas situações distintas. A primeira para quem é correntista na Caixa Econômica Federal (Funcionário da Iniciativa Privada) e a segunda para quem é correntista no Banco do Brasil (Funcionário Público).

É importante ficar atento a essa diferença do calendário para saber exatamente em quais datas o abono deverá ser pago. Isso porque o calendário PIS-Pasep para quem tem conta na Caixa é feito com dois dias antes do dos demais trabalhadores!


Esperamos que as informações acima tenham sido suficientes para sanar sua dúvida, mas caso ainda tenha restado algum questionamento, por favor, deixe sua mensagem para que possamos responder o quanto antes. Boa sorte!